Bem vindos a Vila Rica

Uma comedia que atraiu o publico que estava na praça João Mariano de Freitas, uma montagem rápida do cenário e pronto, todos já estavam em Vila Rica, pelo menos em imaginação, vendo a história de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), claro, com toda a licença poética e improvisação que permitiu a técnica teatral que foi aplicada para o trabalho, a Commedia dell’Arte.

Para se entender melhor o que vimos precisamos saber qual o tipo de trabalho desenvolvido pelo Grupo Resi[ê]ncia de Ouro Preto-MG.

A commedia dell’arte é uma forma de teatro popular que aparece no século XV, Suas apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Ao chegarem a cada cidade, pediam permissão para se apresentar nas suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. Os atores seguiam apenas um roteiro simplificado (canovaccio) e tinham total liberdade para improvisar e interagir com o público.

A participação do publico, interagindo do com os personagens também fui um ponto importante, sendo espectador e por vezes personagens.

Parabens ao grupo mineiro que se apresentou, logo em seguida um trabalho da Escola Livre de Teatro de jales atraiu o publico, com o Teatro pra um só. Aahh mas isso é pra próxima Cena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *