É Carnaval no Teatro de Rua

“Parece carnaval”, era o pensamento de todos na Praça João Mariano de Freitas, uma intervenção urbana que nasceu há um ano para um projeto de carnaval e que atrai por onde passa, um cortejo-folia que nos lembra os sambas paulistas.

“É muito gratificante chegar em uma cidade, montar o espetáculo e a população já se posicionar, já se sentir atraida” disse Marcia Morelli, uma das integrantes do grupo Cia Cenica de São José do Rio Preto. “Nós formamos as rodas e para essa ‘brincadeira’, e as pessoas já sentavam, compreendiam, foi uma experiencia muito interessante, foi um publico receptivo”.

O cortejo-folia foi idealizado a partir de uma pesquisa do surgimento do sampa paulista, e é na cidade de Pirapora do Bom Jesus que encontramos essa origem. Bumbos e Batuques de Pirapora fundaram o samba paulistano, sendo esses batuques ligadas aos primeiros Afros Brasileiros, que habitavam as povoações das regiões Brasileiras. Onde andaram os Africanos e seus descendentes o ritmo os acompanhava fruto da herança cultural que foi decisivo para caracterização do Samba Paulista.

Logo mais a noite teremos Acordes, da mesma Cia Cenica, pelo visto a noite promete.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *