Criado no ano de 2018, o Sarau no Ponto surge diante da necessidade de ampliar os espaços de difusão e lazer no município de Jales, tornando-se um ambiente de troca e afeto no qual os diversos espaços oferecem aos artistas e ao público a oportunidade de vivenciarem momentos únicos através do contato com a arte.

 O Sarau no Ponto se propõe a apresentar as mais diversas linguagens artísticas: música, dança, literatura, teatro, artes visuais, hip hop, audiovisual, fotografia, entre outros. Tem como proposta criar um ambiente cultural de muita troca e afeto, pensado para a difusão da arte em suas mais variadas vertentes e possibilidades, com vários espaços que dialogam entre si, porém carregam singularidades e diversidades artísticas e culturais.

A junção de tudo isso no mesmo lugar, proporciona aos artistas e ao público de Jales e toda região a oportunidade de vivenciarem momentos únicos através do contato com a arte.

Formato

Com a proposta de criar um ambiente descontraído e sem formalidades e com a preocupação de ocupar espaços de fruição das manifestações artísticas na sua mais ampla diversidade, sem a divisão palco/platéia, com o objetivo de romper todos os padrões de apresentações formais. Os diversos espaços do Sarau foram pensados para acolher todos os participantes em toda sua pluralidade. Os espaços são: o Pé de Poesia, espaço poético, cheio de livros, poemas, escritos, com banca de troca e feirinha de livros usados; Pontinho de Cultura, espaço lúdico que oferece oficinas e brincadeiras, permitindo que as crianças sejam protagonistas das suas ações; Aqui se faz, espaço democrático de apresentações de músicas, poesias, teatro, danças, intervenções e tudo mais; Sabor & Prosa, espaço de encontro regado de sabores da culinária brasileira onde os participantes trocam idéias e saberes enquanto se alimentam em meio a um turbilhão de atividades culturais.

Desde 2018 foram realizadas dezesseis edições presenciais do Sarau no Ponto e quatro edições virtuais a partir da pandemia, alcançando um público médio de 7 mil pessoas