Festival Nacional de Teatro de Jales 2025 promete 10 dias de espetáculos gratuitos e acessíveis para todos os públicos

De 16 a 25 de outubro de 2025, a cidade de Jales (SP) se transforma em um dos maiores palcos culturais do interior paulista com a realização do Festival Nacional de Teatro de Jales. Promovido pelo Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, o evento chega com força total, reunindo 34 espetáculos de diversas linguagens cênicas e 5 ações formativas, sendo alguns desses com acesso gratuito e tradução em Libras, garantindo inclusão e acessibilidade.

A programação percorre diferentes pontos da cidade, como o Teatro Municipal de Jales, Praça Dr. Euphly Jalles, Praça João Mariano de Freitas, a Casa do Poeta e do Escritor de Jales, entre outros espaços culturais e educativos.

A abertura oficial acontece na quinta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal de Jales, com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim ou A Flor de Chico”, do Grupo Os Geraldos, de Campinas (SP), voltado para o público adulto. Logo após, às 21h, a Praça Dr. Euphly Jalles recebe a montagem popular de rua “A Farra do Boi Bumbá”, da premiada companhia Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro.

Ao longo de 10 dias, o Festival apresentará uma rica diversidade de gêneros e formatos: infantis, adultos, de rua, intervenções cênicas, contações de histórias, teatro lambe-lambe, literaturas encenadas, danças teatrais e mais. Há espetáculos com classificação livre e também para faixas etárias específicas, como 10+, 14+, 16+ e 18+.

Destacam-se na programação peças como:

“Dois Papas”, protagonizada por Celso Frateschi e Zé Carlos Machado, nos dias 21 e 22, com direito a um bate-papo exclusivo com o elenco;

A montagem “Aquele Que Tem os Pés Inchados”, da Companhia Azul Celeste, de São José do Rio Preto (SP), voltada ao público adulto (18+);

O musical “Chica Fulô de Mandacaru”, da CIA Casa Circo (Macapá/AP), com acessibilidade em Libras e audiodescrição;

E a intervenção coreográfica “Outros Navios: Danças Para Não Morrer”, de Mayk Ricardo, que encerra a programação do dia 24 com intensidade e emoção.

Espetáculos infantis têm lugar especial. A programação infantil é uma atração à parte, com sessões pensadas para envolver as crianças de forma lúdica e poética. Entre os destaques estão:

“Felpo Filva”, do Grupo Teatro Revirado (SC), com diversas sessões entre os dias 22 e 23;

“Histórias da Mata”, de Araçatuba (SP), com apresentações nos dias 20 e 21;

E o encantador “Dentro d’Água”, da Cia Talagadá (Itapira/SP), que abre o dia 17 no Teatro Municipal.

Como forma de aproximar o teatro do cotidiano da cidade, o festival também leva espetáculos para as praças públicas e espaços não convencionais. Montagens como “Sou Caipira, Ibirá, Póra”, “La Trattoria”, “Lechuga Circus” e “A Cavaleira” prometem atrair e emocionar públicos de todas as idades ao ar livre.

Além das apresentações, o festival promove cinco ações formativas gratuitas voltadas ao público interessado em aprofundar conhecimentos na linguagem teatral. As atividades vão desde oficinas práticas até rodas de conversa com grandes nomes do teatro nacional:

Oficina de Direção Teatral, com Ribamar Ribeiro, da Cia Os Ciclomáticos (17/10);

Teoria e Prática do Malabarismo, com Vitor Poltronieri (19/10);

Workshop de música e cena, com Jaqueline Cardoso e Lari Luma da Cia Hecatombe (23/10);

E a irreverente “Oficina Nariz à Primeira Vista”, com a Trupe Dunavô, no último dia do evento (25/10).

Um dos grandes diferenciais do Festival Nacional de Teatro de Jales 2025 é o seu compromisso com a acessibilidade. Alguns espetáculos vão contar com intérpretes de Libras, garantindo que pessoas surdas possam desfrutar plenamente da programação.

Com uma curadoria que valoriza a pluralidade, a descentralização e o acesso democrático à arte, o festival promove o encontro entre grupos de 6 estados brasileiros e o público local, celebrando a diversidade cultural do país.

“A programação foi pensada com muito carinho, buscando promover o encontro entre diferentes linguagens, sotaques e formas de fazer teatro. Queremos que o público viva a arte de forma intensa, reflexiva e acessível”, destaca a equipe do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, organizadora do evento.

A programação completa com datas, horários e classificação indicativa está disponível nas redes sociais do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e nos pontos culturais da cidade.

A 11ª edição do Festival Nacional de Teatro de Jales é uma realização da ECCART, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Prefeitura Municipal de Jales viabilizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e APAA, e conta com o apoio institucional do Sincomercio e SESC.

Se você é apaixonado por teatro, arte e cultura, Jales é o seu destino em outubro. Prepare-se para dez dias de experiências inesquecíveis, com artistas de todo o

Brasil e apresentações que vão emocionar, divertir e provocar reflexões profundas.

 

A cortina vai se abrir. E você está convidado!

Previous slide
Next slide
Facebook
Twitter
LinkedIn
Ponto de Cultura

Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro coloca-se como agente ativo voltado para o desenvolvimento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *